INCLUSÃO NA UNIVERSIDADE: QUESTÕES, DILEMAS E DESAFIOS

Autores

  • Rovian Silva da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Arisa Araujo da Luz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Palavras-chave:

Formação Docente, Inclusão Educacional, Pessoa com Deficiência, Práticas Inovadoras, Universidade

Resumo

Na esfera brasileira, o direito de acesso à educação (BRASIL, 1988), subsequente, a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996), o Plano Nacional da Educação (BRASIL, 2014), e mais tardiamente, a Lei Brasileira da Inclusão 13.146 (BRASIL, 2015), tornaram conjunturas favoráveis para a discussão, elaboração e implementação de modelos educacionais ditos inclusivos. Nessa concepção, referente à Inclusão Educacional de pessoas com deficiência nas universidades, somando-se as Políticas de Educação Inclusiva, as Políticas de Expansão do Ensino Superior, as Ações Afirmativas das próprias instituições, muito se tem a reconsiderar para que se possibilitem condições inclusivas dentro do contexto universitário.

Assim, o presente ensaio, tece reflexões, acerca de questões, dilemas e desafios que envolvem a temática da inclusão educacional de estudantes com deficiência no espaço da universidade, de modo a transversalizar as discussões em sentido social. A partir deste propósito, fizeram-se análises críticas da literatura, em momentos dialógicos no Grupo de Pesquisas Inclusão Escolar e Práticas Docentes, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, uma das instituições públicas pioneiras na reserva de vagas para estudantes com deficiência. Ressaltamos que todos os estudos são frutos de projetos de pesquisas de longos anos, neste, mais especificamente, resultantes de investigações conduzidas no decorrer do ano de 2019, o qual objetivou acompanhar as práticas didático-pedagógicas de docentes do Ensino Fundamental - anos iniciais - e de docentes do Curso de Pedagogia estabelecendo relações entre o trabalho na formação inicial e na escola.

Biografia do Autor

Rovian Silva da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Biomédico, pós-graduando em Gestão em Educação: Supervisão e Orientação, voluntário no Grupo de Pesquisa: Inclusão Escolar e Práticas Docentes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, Unidade Universitária em São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul, Brasil, E-mail: rovian-silva@uergs.edu.br.

Arisa Araujo da Luz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Doutora em Educação, professora adjunta, ex-reitora e atual Diretora Regional do Campus IV da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, coordenadora do Grupo de Pesquisa: Inclusão Escolar e Práticas Docentes, E-mail: arisa-luz@uergs.edu.br.

Downloads

Publicado

2020-12-28