BNCC CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - ATIVIDADES DE ENSINO COM ENFOQUE CTSA

Autores

  • Raquel Weyh Dattein
  • Janice Preuss da Cruz

Resumo

A inserção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2020, no desenvolvimento do currículo escolar, trouxe desafios para elaboração de atividades de ensino, em especial, com a evolução da pandemia COVID-19 e sua repercussão, no Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM). Na condição de professoras da Educação Básica da rede estadual de ensino, precisamos nos adaptar às novas, urgentes e excessivas demandas da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande Sul, a qual tenciona a quantidade de atividades com a qualidade de ensino. Justificamos este desabafo, pois cada dia mais precisamos fazer planilhas, relatórios, justificativas de o porquê nosso aluno não está realizando as atividades, enquanto poderíamos estar com a atenção mais voltada para cada um deles, não digo que não fazemos, mas não conseguimos dar a mesma atenção como era possível em sala de aula presencial.

Biografia do Autor

Raquel Weyh Dattein

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (UFFS), Mestre e Doutoranda em Educação nas Ciências da UNIJUÍ - Ijuí/Rio Grande do Sul, bolsista Taxa/CAPES no doutorado. Professora da Rede Estadual de ensino na 32° CRE - RS. 

Janice Preuss da Cruz

Mestre em Educação nas Ciências e graduada em Licenciatura Plena - Habilitação: Ciências no Ensino Fundamental e Química no Ensino Médio pela Unijuí. Professora da Rede Municipal e Estadual de ensino na 32° CRE - RS.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

10 - Aprendizagem na educação básica: desafios e perspectivas curriculares