POLÍTICA DO NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: PERSPECTIVAS DE UM CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Fabiane Habowski
  • Fabiane de Andrade Leite

Palavras-chave:

Docentes, Educação Básica, Flexibilização Curricular, Política Educacional

Resumo

O processo de implantação/implementação do Novo Ensino Médio (EM) no Brasil é o foco do presente trabalho, que tem como objetivo apresentar reflexões da política educacional a partir de um contexto escolar. Destacamos, que nossas preocupações com relação a inserção de políticas educacionais nos contextos escolares vão ao encontro ao que afirma Santos e Azevedo (2009). Para os autores, a política “pode alimentar positivamente um processo dialético, quando se procura articular a percepção da realidade social a partir do estudo científico dos problemas envolvidos na questão educacional e as políticas públicas concernentes” (2009, p. 543). Dessa forma, entendemos que o estudo em política educacional está marcado por escolhas e ordenações que configuram a existência e as formas de organização de um campo de pesquisa.

Nesse sentido, tomamos como objeto central do presente estudo o EM brasileiro, que vem sendo tema recorrente de discussões que buscam qualificar os processos de ensino e de aprendizagem, considerando o elevado número de propostas de reformas curriculares nessa etapa de ensino ao longo dos últimos anos. Com isso, direcionamos nossos olhares para o contexto da escola, considerando que é no espaço escolar que as políticas públicas são recontextualizadas (LOPES, 2005) e, com isso, passam a fazer parte dos discursos dos professores, que se tornam os principais responsáveis pela efetivação de tais propostas.

Biografia do Autor

Fabiane Habowski

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências PPGEC – UFFS – Campus Cerro Largo/RS - Brasil.

Fabiane de Andrade Leite

Doutora em Educação nas Ciências. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências PPGEC – UFFS – Campus Cerro Largo/RS.

Downloads

Publicado

2020-12-22