REFLEXÃO SOBRE OS LIMITES DA RACIONALIDADE TÉCNICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Palavras-chave:
Formação Docente, Perspectiva Crítica, Racionalidade TécnicaResumo
Neste texto é abordada a problemática da formação do professor, com atenção voltada para as implicações da ampla tendência de se manter as tradicionais concepções e práticas formativas pautadas na racionalidade técnica, herança do positivismo lógico, segundo a qual os problemas práticos são vistos como algo simples, cujas soluções, também simples, formuladas por especialistas, fora dos contextos do exercício da profissão. Na racionalidade técnica, a prática é vista como mera aplicação de teorias e técnicas científicas, negligenciando, assim, a sua complexidade, singularidade, dinamicidade e inerente conflito de valores (SCHÖN, 2000). Com vistas a avançar na compreensão dos desafios que acompanham as mudanças nas concepções e práticas formativas do professor, para tecer tal discussão, este texto foi organizado em forma de ensaio teórico, com foco nas relações de implicação entre saberes e fazeres que acompanham os complexos e dinâmicos processos constitutivos da formação, na intermediação entre os contextos da academia e da escola.