UM OLHAR TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE: UM FRAMEWORK DE REDE DE SENTIDOS

  • Andréa Borges Umpierre
  • Jaqueline Ritter

Resumo

O presente estudo é um recorte de um trabalho de tese que tem como propósito compreender, a partir da Teoria da Atividade (TA), como os licenciandos percebem-se com apropriação dos Saberes Docentes após terem concluído as disciplinas de Atividades de Ensino de Física oferecidas pelo curso de Licenciatura em Física. A pesquisa, em sentido mais amplo, está pautada no referencial da Teoria da Atividade (TA) desenvolvida por Leontiev (1978), visando entender o sentido pessoal norteador dos “motivos” que levam ao desenvolvimento de uma “atividade”. Neste interim, objetivamos olhar sistematicamente para os meios de mediação, ferramentas e os objetivos que estão presentes na construção da “consciência objetal” do licenciado de Física, a qual o autor define como “Atividade Humana”.

Biografia do Autor

Andréa Borges Umpierre

PPGEC/Universidade Federal do Rio Grande – FURG. E-mail: andreaumpierre@yahoo.com.br

Jaqueline Ritter

PPGEC/EQA/Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Publicado
2020-12-23
Seção
6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada