GRUPO FOCAL ENQUANTO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Contexto profissional, Escola espaço de formação, Prática reflexivaResumo
A profissão docente é marcada pelo dinamismo, aprimoramento teórico conceitual e de renovação3. Em razão de que todos os dias os professores se deparam com desafios, com novos alunos e necessidades atuais implicadas no seu fazer docente. São questões que impulsionam o professor pela necessidade de refletir sobre seus métodos e logo a buscar novos subsídios teóricos, sem a qual dificilmente este sujeito conseguirá responder a seus enfrentamentos sentidos na prática cotidiana.
Para acompanhar essa renovação a formação precisa acontecer. Encontramos na formação conceitual e pedagógica, um momento rico e ímpar acerca do aperfeiçoamento individual e no coletivo do fazer docente. Nessa perspectiva, Nóvoa (1995) e Imbernón (2010), corroboram que a formação de professores precisa atentar a urgência de uma cultura profissional na centralidade do professorado e uma geração organizacional na escola.