BIOSOFIA: BREVE ENSAIO CONCEITUAL SOBRE VIVER COM SABEDORIA
Palavras-chave:
Biosofia, Sabedoria, Vida, Comunicação, EducaçãoResumo
Ouvimos, seguidamente, comentários com pretensões de fornecer fórmulas salvadoras de que tudo que ocorreu no passado, deve ser deixado de lado. Porém, o mais ético e moral é que devemos revitalizar tudo que for conservado do passado, e quando nos voltamos para a educação, repensar o que é ensinado juntamente com a forma, o método de como é ensinado o que é ensinado. Com tais procedimentos, racionais e afetivos, intelectuais e emocionais, poderemos identificar lacunas existentes na educação prezando o conhecimento que produz um bom viver e um aprendizado que embase boas relações, ou seja, relações, aprendizados e conhecimentos, assistidos pelas regulações morais, valorações éticas e relações humanas.
Parece ser necessário que os/as educandos/as estejam aptos a interpretar o que lhes é ofertado, analisar os conteúdos, métodos, alcances e as consequências das teorias e práticas, com métodos mais confiáveis, críticos, conscientes da impossibilidade de conhecer o todo em uma única vez e, talvez, de não o conhecer jamais. Mas o esforço é próprio do humano, da condição humana que busca sabedoria, que quer organizar, regular e planejar sua existência. Então o conhecimento, o esforço por conhecer e pelo saber é contínuo como a vida, como a existência.