CONTEXTUALIZAÇÃO: AÇÃO POTENCIALIZADORA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO BIOLÓGICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Contextualização, Educação, Ensino MédioResumo
Este texto traz resultados de uma pesquisa com o objetivo de investigar significados produzidos por estudantes e professores do Ensino Médio sobre contextualização, no Ensino de Biologia, e implicações na aprendizagem de conteúdos escolares e desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Entendemos que a atitude do professor tem sustentação quando consegue encantar seu aluno, despertando curiosidade e oportunidade para aprender a olhar o que ainda não foi visto ou como se fosse novo, o que já conhece. A formação do aluno ocorre, no mesmo tempo e lugar, em que acontece a formação do formador, num contexto no qual ambos se encontram na mesma dimensão, permitindo aproximação de confiança e respeito de ambos os lados (AMORIM 2007). Conforme Galiazzi (2007), é tarefa dos professores transformar pequenos encontros em momentos de curiosidade, pois este pode ser o caminho para desenvolver um trabalho interdisciplinar na escola. Portanto, construir novos conhecimentos, através de diferentes métodos de ensino para que os alunos se interessem e questionem sobre os temas, é de extrema importância no educar pela pesquisa. Isto significa que devemos trabalhar a partir de questionamento reconstrutivo, constituindo novos argumentos e comunicação em coletivos para a crítica e validação (GALIAZZI, 2007).