RELAÇÕES DE IMPLICAÇÃO DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E DA FORMAÇÃO INTEGRADA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

  • Jacqueline Ramírez Unijuí e UPN
  • Adão Caron Cambraia IFFar
  • Lenir Basso Zanon Unijuí
Palavras-chave: Formação Integrada. Humanização. Pedagogia da Autonomia.

Resumo

Neste texto é discutida a complexidade da atividade profissional do professor, exigente de ser criticamente ressignificada numa perspectiva transformadora das concepções e práticas que acompanham os modos de organização dos processos de formação continuada em contexto escolar. A problemática emergiu de preocupações e desafios subjacentes a uma vivência formativa junto a um coletivo de estudo, planejamento e ação curricular em uma escola, com vistas a compreender movimentos de mudança inseridos nas próprias dinâmicas dos processos de interação/ação pedagógica. Em se tratando de uma problemática complexa, no limite deste texto, ela é discutida sob uma perspectiva que enfoca a relação de implicação entre duas perspectivas teóricas: a Pedagogia da Autonomia (FREIRE,1996) e a Formação Integrada (RAMOS, 2005). Sendo assim, este texto foi organizado como um ensaio teórico, com vistas a discutir a relação entre essas duas perspectivas teóricas, em busca de compreender a formação/prática docente numa perspectiva crítica e problematizadora.

Biografia do Autor

Jacqueline Ramírez, Unijuí e UPN

Doutoranda em Educação nas Ciências PPGEC UNIJUI. Mestre em Educação no Ensino das Ciências pela Universidade Nacional da Colômbia. Graduada em Licenciatura em Biologia

Adão Caron Cambraia, IFFar

Doutor e Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Graduado em Ciências da Computação. Professor Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, vinculado ao Campus Santo Augusto. 

Lenir Basso Zanon, Unijuí

Doutora em Educação. Mestre Em Ciências (Bioquímica). Especialista em Ensino de Ciências. Docente Pesquisadora Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da 

Publicado
2020-12-24
Seção
6 - Práticas pedagógicas, formação de professores e formação continuada