O CONHECIMENTO HISTÓRICO-CULTURAL E A INFLUÊNCIA NO ENSINO SOBRE SEXUALIDADE

Autores

  • Karina Andressa Cavalheiro Zimmermann Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul
  • Lenir Basso Zanon Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Marli Dallagnol Frison Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Aprendizagem, Conhecimento histórico-cultural, Cultura, Ensino, Sexualidade

Resumo

A sexualidade é uma temática de difícil abordagem, tal fato decorre da construção de concepções sociais que se desenvolveram culturalmente em torno do tema. Leontiev analisa a construção histórico-cultural dos conhecimentos idealizados socialmente. A sexualidade é parte inerente do desenvolvimento do homem, para tanto a condução desta, precisa ser desempenhada com qualidade. O objetivo do estudo foi analisar as implicações dos conhecimentos histórico-culturais no processo de ensino sobre sexualidade. Esta pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, teve como base para seu desenvolvimento o livro “O Desenvolvimento do Psiquismo”, de Alexis Leontiev. A sexualidade de maneira geral foi pré-concebida, pelos indivíduos como algo inapropriado. O indivíduo constrói sua cultura apoiada no ensino, e a educação também é exercida a partir dos aspectos culturais. Portanto, é essencial considerar os aspectos histórico-culturais, no momento do planejamento curricular que subsidiará a prática do ensino. O conhecimento histórico-cultural tem forte implicação no processo de ensino da sexualidade. O processo de ensino da sexualidade, é intermediado pelos aspectos culturais, sociais e históricos, porém não deve ser alienado a isto.

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Publicado

2022-11-22