PERFIL DOCENTE NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Luciana Knebel Instituto Federal Farroupilha
  • Adão Cambraia Instituto Federal Farroupilha

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica. Formação Docente. Educação à Distância. Currículo Integrado.

Resumo

Este artigo trata de um estudo sobre a necessidade da Formação Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica.  Assim, o problema de pesquisa é: Qual o perfil do professor formador do curso de Formação Pedagógica do Instituto Federal Farroupilha na modalidade EAD? A identificação do perfil dos professores formadores tem o intuito de produzir indicativos para viabilizar diferentes práticas educativas que possam ser levadas em consideração na perspectiva de se alcançar exitosos resultados no processo de ensino aprendizagem para o desenvolvimento do currículo integrado. Trata-se de uma pesquisa quantitativa para identificar o perfil do professor do curso. Na coleta dos dados acessamos os nomes dos professores no Projeto Pedagógico do Curso e pesquisamos no Currículo Lattes, selecionando as informações: Titulação máxima dos docentes; Perfil dos docentes; Artigos publicados em periódicos científicos na área; Livros ou capítulos em livros publicados na área; Trabalhos publicados em anais (completos) e, Projetos e/ou produções técnicas artísticas e culturais. Para análise dos dados construimos gráficos em uma planilha de cálculo. Como resultados iniciais destacam-se a área de Formação onde 6 (seis) possuem Bacharelado, e 30 (trinta) são Licenciados, ainda, 13 (treze) possuem Titulação de Mestre, e, 23 (vinte e três) são Doutores, consideramos importante o Perfil dos sujeitos de modo que 11 (onze) são homens e 25 (vinte e cinco) são mulheres. 

 

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Publicado

2022-11-22