DOCÊNCIA NO ENSINO TECNOLÓGICO: Desafios com a utilização de recursos computacionais

Autori

  • Sandra Elizabet Bazana Nonenmacher IFFarroupilha campus Panambi
  • Ivan Paulo Canal
  • Dionei Ruã dos Santos

Abstract

A docência no ensino tecnológico é desenvolvida e estruturada em conceitos, teorias e práticas, principalmente dos recursos computacionais. Porém a realidade de vida de alguns alunos não permitiu acesso ao uso de alguns destes recursos. Muitos dos assuntos abordados em disciplinas técnicas, como o desenho técnico, já não podem ser imaginados serem ministrados sem a utilização destes recursos. Essa realidade de alunos distantes da tecnologia participando de cursos que envolvem cada dia mais recursos tecnológicos converge em um obstáculo a ser superado, tanto para o aluno como para o professor. O presente trabalho objetivou abordar os obstáculos na utilização de recursos computacionais em cursos tecnológicos, identificando e discutindo-os através de pesquisa qualitativa, com o uso de recursos metodológicos de observação de aulas, utilização de diário de bordo e integração de dados com material bibliográfico, fornecendo subsídios para reflexões em relação aos desafios enfrentados no cotidiano vivido da sala de aula.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-11-22