OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM OLHAR DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO NO SUL DA COLÔMBIA
Parole chiave:
Educação ambiental, Treinamento de professor, ODS, Tendências de pensamentoAbstract
Este estudo foi realizado com o objetivo de identificar as tendências de pensamento dos estudantes de graduação em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para o qual foi realizado um estudo qualitativo, onde foi aplicado um questionário de 7 questões abertas, das quais 3 foram selecionadas como objeto de estudo para a presente pesquisa. Essas questões foram aplicadas a um grupo de 20 estudantes de graduação do Bacharelado em Ciências Naturais e Educação Ambiental. As respostas foram sistematizadas e analisadas utilizando-se a técnica de análise de conteúdo. Dessa forma, é evidente a importância de refletir sobre a implementação de estratégias que permitam avanços na integração dos ODS na formação docente, uma vez que o ensino superior desempenha um papel fundamental no alcance dessas metas, dado o seu trabalho de geração e disseminação do conhecimento.