TEORIA CRÍTICA FREIRIANA: Contribuições para a Prática Pedagógica

Autori

  • Carmem Alessandra Rodrigues Gomes Campus UFR-UFMT

Parole chiave:

Educação. Prática Pedagógica. Cultura.

Abstract

Este artigo apresenta pressupostos, que permitem uma reflexão aprofundada a respeito das influências, que a educação e a cultura têm sofrido no que corresponde ao filtro da Indústria Cultural e como estas Influências da Indústria Cultural interagem nas relações humanas. Diante disto, este texto tem por objetivo estudar a Teoria Crítica de Paulo Freire e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico investigativo, de natureza qualitativa, com uma abordagem descritiva e se encontra em andamento, envolvendo leituras e estudos a partir de diferentes aportes teóricos, que discutem o assunto. Objetivou também identificar o problema da racionalidade técnica, que tomou conta dos indivíduos, por causa do filtro da Indústria Cultural. Assim, mediante aos efeitos da Indústria Cultural na educação, entende-se que é fundamental refletir sobre os métodos utilizados pelos professores, e de que forma estes métodos vêm contribuindo para superar a racionalidade técnica. A pesquisa traz reflexões da Teoria Crítica de Paulo Freire de modo que possa contribuir para a emancipação humana, sobretudo a   superação da racionalidade técnica.

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Pubblicato

2022-11-22