EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: uma possibilidade de currículo emancipatório

Autori

  • Maria do Amparo Ewerton Ferro UNIJUI
  • Eva Teresinha de , Vidica Oliveira Boff , Bianchi UNIJUI/FIDENE

Parole chiave:

Base Nacional Comum Curricular/BNCC. Currículo. Educação Ambiental.

Abstract

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo identificar as contribuições presentes em produções cientificas, para a Educação Ambiental crítica como possibilidade de construção de um currículo emancipatório. Busca-se responder a seguinte questão: Que contribuições são identificadas nas produções científicas para uma Educação Ambiental crítica e constituição de um currículo emancipatório? A busca foi realizada no período de 2018 a 2022 no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e os artigos selecionados foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). Os resultados indicam mudanças significativas no campo da Educação Ambiental, mas emerge a necessidade de aprofundamento de pesquisas e ações de educação ambiental e currículo de modo sistemático e na interação de diferentes sujeitos. Na contramão dessa intencionalidade, torna-se cada vez mais emergente consolidar no currículo escolar a Educação Ambiental na perspectiva crítica, emancipatória e transformadora

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Pubblicato

2022-11-22