AS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NAS CONSTRUÇÕES PROFISSIONAIS DAS ALUNAS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DO IFRS - CAMPUS PORTO ALEGRE.
Parole chiave:
Formação de professores., Estágio de ensino de Ciências., Ensino remoto., Professores de Ciências da Natureza., Constituição docente.Abstract
Este trabalho mapeou as vivências de licenciandas no estágio obrigatório de Ciências no Ensino Fundamental, no Curso em Licenciatura da Natureza: Biologia e Química do IFRS - Campus Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, seus objetivos são descritivos, pois caracteriza um grupo de estudantes e profissionais. A coleta de dados se deu de forma remota, os resultados foram obtidos por entrevistas semiestruturadas de forma virtual, dado o distanciamento social na pandemia. As entrevistas foram transcritas e produziram-se textos, que constituíram o corpus de análise, os quais submetidos à Análise Textual Discursiva resultaram em categorias que descrevem a constituição docente nos estágios, a partir do entrelaçamento com o referencial teórico que sustenta a investigação. As categorias narram as experiências e o preparo das estagiárias, as aprendizagens com os alunos, dificuldades vividas e as estratégias didáticas usadas por elas, além das contribuições do curso e suas colocações sobre o profissional professor.