RODAS DE FORMAÇÃO SOBRE A BNCC DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Compreensões e avaliações dos professores da rede municipal de São Borja – RS

Auteurs-es

  • Tania Maria Pinheiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
  • Patrícia dos Santos Moura Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mots-clés :

BNCC. Educação Infantil. Formação Docente.

Résumé

Este trabalho tem como objetivo analisar as compreensões e avaliações das professoras da Pré-Escola, atuantes na rede municipal de São Borja – RS em relação à Base Nacional Comum Curricular - BNCC: Educação Infantil. Em um momento de diagnóstico, foram analisadas as respostas a um questionário elaborado e realizado com as docentes, observando suas opiniões sobre o cumprimento do que está proposto nesse documento orientador. Como metodologia, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, a fim de destacar as especificidades e singularidades dos indivíduos e do campo de estudo e a análise dos dados produzidos foi através da Análise Textual Discursiva - ATD. A pesquisa também se caracteriza como uma intervenção, com a realização de Rodas de Formação sobre o tema, para investigar quais são as compreensões e as avaliações das professoras. Pôde-se concluir que a proposta desta pesquisa teve resultados positivos, ampliando o conhecimento dos professores e voltados para a compreensão da vida das crianças com bases nos diferentes campos de experiências que podem ser vivenciados por elas.

Biographie de l'auteur-e

Patrícia dos Santos Moura, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Educação, Professora Orientadora do Curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão

Téléchargements

Publié-e

2022-11-22