AS CONCEPÇÕES DE SAÚDE NA BNCC RELACIONADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Kaliandra Pacheco de Lima UFFS
  • Rúbia Emmel

Palavras-chave:

Modelo biomédico., Modelo biopsicossocial., Ciências da Natureza.

Resumo

O estudo teve o objetivo de analisar as concepções de educação em saúde na BNCC dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da tipologia de pesquisa documental. Para análise dos dados obtidos na busca foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo, na qual foi possível tabular os dados, identificando a palavra “Saúde” na BNCC. Percebe-se que nos textos mais amplos do documento, a temática saúde está relacionada a uma abordagem biopsicossocial, compreendendo a saúde de forma ampliada, considerando-a um bem coletivo. Em relação a forma como a temática saúde está posta nas habilidades do documento, é encontrada relacionada a uma abordagem biomédica do corpo humano. Através de reflexões de excertos do documento, acerca da promoção da saúde, considera-se que vista de forma mais contextualizada pode colaborar com a Educação em Saúde nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2022-11-22