TRABALHO PEDAGÓGICO E AS INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Hedi Maria Luft
  • Anelise de Oliveira Rodrigues Unijuí- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Walter Frantz

Resumen

O trabalho pedagógico engendra a necessidade da interação. A criança aprende e constrói sua identidade por meio das relações e práticas cotidianas que vivencia. Assim, este estudo tem por objetivo refletir sobre interações pautadas na amorosidade, em especial, na convivência entre educador e crianças a fim de compreender e compartilhar saberes no aprimoramento de ações mais humanizadoras na e com a infância. Apresenta-se como problema de estudo a seguinte questão: Como a amorosidade contribui para o fortalecimento de relações mais humanizadoras no contexto da educação infantil? A metodologia baseia-se em uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma pesquisa bibliográfica. O movimento de análise em relação à hipótese construída indica que a qualidade das interações entre educador e crianças pode ser determinante para a eficácia da prática pedagógica. Conclui-se que as interações pautadas na amorosidade e práticas pedagógicas comprometidas com a construção do conhecimento favorecem a aprendizagem e a construção da humanização.

Publicado

2022-11-22