FORMAÇÃO CONTINUADA E SABERES DOCENTES: faces complementares da docência

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação básica, Formação continuada, Saberes docentes

Résumé

A busca por educação de qualidade parece ser a tônica das formações continuadas disponibilizadas aos professores com variados temas, tais como: aprimoramento profissional; reflexão crítica da prática pedagógica; discussão e utilização das contribuições da pesquisa educacional na melhoria da sala de aula. Este estudo propôs uma revisão investigativa, no modelo Estado do Conhecimento, que aborda a formação continuada e os saberes docentes, a fim de encontrar evidências de que o processo formativo ressignifica esses saberes. O levantamento de dados foi realizado no portal de periódicos da CAPES por intermédio dos descritores: “formação continuada de professores” e “saberes docentes”. A natureza da pesquisa é qualitativa e segue os argumentos da análise textual discursiva (ATD). Os resultados apontam para a percepção de que a formação continuada aprimora, ressignifica e/ou reafirma os saberes docentes, o que inevitavelmente contribui para uma educação de qualidade.

Biographie de l'auteur-e

Maria Cristina Pansera de Araújo, Unijui

Doutora e Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ

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Publié-e

2022-11-22