PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE
Mots-clés :
Violência, Mulher, Educação, Saúde da mulher, PrevençãoRésumé
A violência contra as mulheres atinge o direito à vida, visto que há a agressão à saúde dessas mulheres, tanto física quanto mental. A Lei Maria da Penha se tornou uma grande aliada no enfrentamento dessa violência, à medida que pune com mais rigor o agressor, porém essa violência cresce a cada dia, o que mostra que apenas a punição não é suficiente para enfrentar esse problema que está enraizado culturalmente na sociedade brasileira. Por ser a educação uma ferramenta de transformação tanto no âmbito individual quanto em relação às mudanças que o indivíduo pode gerar em sociedade, no caso da violência contra as mulheres, ela se mostra uma aliada para a desconstrução da naturalização dessa prática. Diante desse contexto, o presente projeto de pesquisa, que está com dados parciais, busca analisar as possíveis estratégias educacionais na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher em uma escola de Ensino Médio do município de Petrolina-PE. Serão utilizadas como técnicas de investigação um questionário para identificar o perfil dos docentes frente à temática de violência contra as mulheres, bem como a realização de grupo focal com esses docentes para buscar compreender a percepção deles sobre a temática e possibilitar as suas participações nas discussões a respeito do seus papeis nos processos educacionais dos estudantes do Ensino Médio. Buscar-se-á por meio dessa pesquisa contribuir para a compreensão do tema e estabelecer um diálogo com a comunidade escolar e consequentemente com a sociedade, visando prevenir e enfrentar todas as formas de violência praticadas contra as mulheres.