O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Mots-clés :
Formação colaborativa, Teoria e prática., Diálogo Formativo, ReflexãoRésumé
O presente trabalho versa sobre o processo de formação de professores, tendo como problemática como o Programa Residência Pedagógica vem contribuindo para o desenvolvimento da identidade docente dos professores de Ciências? Nesse viés, o objetivo foi investigar as possíveis contribuições do programa na e para a constituição da identidade docente do professor de Ciências. Como encaminhamento metodológico deu-se por uma pesquisa qualitativa, na qual investigamos os trabalhos publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, tendo como recorte temporal as duas últimas edições (2019 e 2021), os trabalhos selecionados foram analisados na perspectiva da análise temática de conteúdo. A partir da análise foi possível destacar as contribuições do Programa Residência Pedagógica na e para a constituição da identidade docente, tendo em vista que o programa vem atuando como uma “ponte” entre a teoria e a prática.