DEPOIMENTOS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DO GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA GEPA SOBRE ADEQUAÇÃO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DA PANDEMIA: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Mots-clés :
EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO REMOTO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, APRENDIZAGEMRésumé
A presente pesquisa busca refletir sobre o novo formato de ensino na infância a partir das indagações, a inovação das práticas pedagógicas e a intensidade com a qual a cultura digital adentrou no processo de ensino aprendizagem diante do momento pandêmico e dos documentos norteadores. Desse modo, o artigo visa relatar a trajetória do ensino remoto emergencial, refletindo os desafios das professoras para mediar o ensino na Educação Infantil. Para tanto, a pesquisa de natureza qualitativa apresentou o relato de experiência das professoras da referida etapa na rede pública municipal de ensino de Fortaleza, Maracanaú e Pentecoste - CE, durante o período de março de 2020 até o primeiro semestre do ano vigente. Assim, compõem o relato as reflexões acerca do planejamento das ações pedagógicas no contexto de isolamento social, as estratégias didáticas para a alfabetização a distância e os resultados obtidos com o ensino remoto, discutidos nos encontros mensais do Grupo de Estudos de Professores Alfabetizadores (GEPA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Por fim, serviram de instrumentos de pesquisa os diários de campo das docentes, as mensagens trocadas por aplicativos digitais, os portfólios de atividades e as rodas de conversa entre as participantes, que aconteceram de forma remota por meio do aplicativo google meet.