DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO: HUMANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS DIANTE DOS DESAFIOS ORIUNDOS DA PANDEMIA DA COVID-19
Mots-clés :
Educação. Pandemia. Ensino Remoto. Orientação Educacional.Résumé
Ao apresentar a experiência de uma escola de periferia da rede pública de ensino de Santa Rosa, no noroeste do Rio Grande do Sul, buscou-se discutir de forma transversal os desafios e as implicações do distanciamento social, imposto pela pandemia da Covid-19, sobre a educação, de modo a compreender os impactos para além do processo de ensino e aprendizagem, lançando um olhar sobre o contexto social em que os educandos estão inseridos. Com o desenvolvimento de uma pesquisa-ação, superaram-se fases de planejamento, ação, observação e reflexão, para então propor formas de intervenção na escola que foi objeto do presente estudo. Neste contexto, as estratégias adotadas para minimizar as dificuldades decorrentes das aulas remotas perpassaram o uso de tecnologias da Informação e da Comunicação e também ações que envolveram a orientação educacional, no sentido da humanização dos processos educativos, com apoio a educandos, familiares e educadores diante do contexto sem precedentes de distanciamento social e ruptura no formato tradicional de ensino e aprendizagem.