FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO – RME/ RONDONÓPOLIS/MT: Política Pública de Formação Consolidada
Mots-clés :
Políticas Públicas de formação., Formação continuada., Identidade profissional docente.Résumé
Este estudo, de cunho bibliográfico e documental, objetiva discutir a importância da Política de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino (RME) de Rondonópolis, Mato Grosso, na construção da identidade profissional docente. A proposta de formação está fundamentada na tríade Política Nacional, Formação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Formação Centrada na Escola. Cada unidade escolar deve possuir o seu projeto de formação continuada, de modo a atender as necessidades formativas dos docentes. Foi consultado o documento Políticas de Formação Continuada – SEMED (RONDONÓPOLIS, 2016). Ademais, apoiou-se em: Gimeno-Sacristán (1993), Nóvoa (1992, 1997), Libâneo (2001, 2004), Marcelo Garcia (2010), Pimenta (2012), Gatti (2019), dentre outros. O estudo apontou que a formação em contexto acena para o ressignificar da prática docente, oportuniza construir a cultura do diálogo e da articulação entre os pares, possibilita a aquisição de conhecimentos e saberes que contribuem para a construção da identidade profissional docente.