EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: Conteúdos, saberes norteadores e a experiência prévia dos alunos
Mots-clés :
Educação Física Escolar. Educação. BNCCs. Referencial Gaúcho. Avaliação diagnósticaRésumé
Este estudo tem como tema os saberes dos alunos do Ensino Médio sobre as unidades temáticas e dimensões/eixos do conhecimento da Educação Física. Tem como objetivo principal investigar quais unidades temáticas e dimensões/eixos do conhecimento estes alunos tiveram durante sua trajetória escolar. Justifica-se pela necessidade de se compreender sua experiência e acessibilidade aos conteúdos propostos para a disciplina. Trata-se de um estudo documental, de um estudo de campo e um estudo de caso. O instrumento utilizado foi um questionário impresso. Participaram do estudo 88 alunos de cinco turmas do 3º ano. Os principais resultados foram o estudo dos documentos que orientam a Educação Física Escolar e a análise diagnóstica das turmas. Destaca-se a unidade temática dos esportes nas respostas, com ênfase para os de invasão e rede/parede. Conclui-se que o questionário pode ser uma ferramenta interessante para os professores no momento em que alinham suas propostas pedagógicas aos documentos legais.