A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Auteurs-es

  • Vilma Aparecida Bianchi Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho - Unesp Assis
  • Rita Melissa Lepre Professora Associada da Universidade Estadual Paulista (UNESP) https://orcid.org/0000-0002-0096-3136
  • Adriana Silveira Campanharo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mots-clés :

Autismo, Criança, Inclusão Escolar, TEA

Résumé

O autista não deve ser compreendido como alguém que não consegue aprender, mas sim, como uma pessoa que tem formas diferentes para alcançar este aprendizado. Dentre as características do transtorno, pode-se citar: os prejuízos nas interações sociais, deficiências na comunicação verbal e não-verbal e a limitação das atividades e dos interesses. O objetivo do presente trabalho é compreender como a inclusão escolar de uma criança autista pode auxiliá-la para um convívio social sem discriminações. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi uma revisão de literatura. Foram utilizados artigos científicos encontrados em bancos de dados como: SciELO, ERIC, Educ@ e Periódicos Portal Capes. Foram selecionados os trabalhos científicos apropriados ao tema, disponibilizados na língua portuguesa entre os anos de 2002 a 2022. Incluir não é só depositar a criança em uma sala de aula comum, é encontrar meios para que essa criança aprenda, se integre, se socialize. A inclusão da criança autista deve estar muito além da sua presença na sala de aula, deve almejar, sobretudo, a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e potencialidades, superando as dificuldades.A inclusão de crianças autistas em classes regulares não pode ser sinônimo de matrícula. Faz-se mister que as políticas públicas busquem como primeiro passo dar prioridade a formação adequada e continuada para os professores. Sem esta ação, nenhuma intervenção pedagógica se fará possível.

Bibliographies de l'auteur-e

Rita Melissa Lepre, Professora Associada da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação.
Livre-Docente em Psicologia da Educação.
Professora Associada da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Adriana Silveira Campanharo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Formada em Direito e Pedagogia. Atualmente é Professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Assis e atualmente está cursando Mestrado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publié-e

2022-11-22