ENSINANDO CONCEITO DE ENERGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Mots-clés :
ENERGIA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENSINO DE CIÊNCIAS, RESSIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL, CONHECIMENTO CIENTÍFICORésumé
O presente texto tem como objetivo apresentar uma sequência didática sobre os conceitos de energia, produção de energia, transformação de energia e alternativas para a geração de energia sustentável, desenvolvidas na disciplina de Ciências do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, utilizando a metodologia da Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências- IFAEC. Buscamos compreender como esta prática pedagógica pode auxiliar na aprendizagem dos estudantes da Educação Básica. Assim podemos compreender que ao utilizarmos metodologias diferenciadas no Ensino de Ciências como a IFAEC proporcionaremos a (re)significação conceitual dos estudantes conduzindo os mesmos a expressar, duvidar e refletir sobre a ação, e assim produzindo ressignificações sobre o conteúdo estudado e a construção do conhecimento científico.