MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E MATEMÁTIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mots-clés :
Ensino com pesquisa, Ensino de Ciências, Educação Matemática, Modelagem na EducaçãoRésumé
O processo de Modelagem é inerente às Ciências, visto que os modelos são constitutivos do conhecimento científico. Desse modo, a inserção dos pressupostos da Modelagem em sala de aula é defendida como um meio que pode qualificar o ensino de Ciências e a educação Matemática. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo compreender o entendimento de professoras de Ciências e Matemática, atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental, sobre Modelo e Modelagem. Para tal, os dados foram constituídos por meio de uma entrevista semiestruturada, os quais deram origem a um conjunto de textos. A análise segue os procedimentos da Análise Textual Discursiva, a partir da qual emergiram duas categorias comunicadas por meio de um metatexto. Essas categorias expressam as compreensões das participantes sobre Modelo: algo a ser seguido, pronto, e/ou modelo sólido e físico; e sobre Modelagem: com uma estratégia de ensino relacionada à pesquisa e ao processo de estudo e representação. Por fim, destaca-se a necessidade de ações formativas para que esse entendimento seja fortalecido tanto no âmbito da pesquisa, quanto nos espaços escolares, a fim de encorajar mais profissionais a utilizar a Modelagem como método de ensino com pesquisa.