PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS ORGANIZADAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Mots-clés :
Práticas pedagógicas; Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Inclusão;Résumé
Este artigo apresenta resultados parciais de uma dissertação de mestrado em andamento sobre a temática das práticas pedagógicas inclusivas na Educação Profissional e Tecnológica. O presente estudo assume como objetivo descrever como a temática das práticas pedagógicas inclusivas organizadas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica estão sendo descritas na literatura acadêmica brasileira, tendo como procedimento metodológico a revisão da literatura. Para obtenção dos resultados parciais realizou-se uma análise qualitativa de pesquisas acadêmicos-cientificas produzidas sobre o tema. As pesquisas analisadas apontam que não é somente o acesso ao ensino profissionalizante que garante ao estudante Público-alvo da Educação Especial o seu ingresso no mundo do trabalho, ao longo do processo formativo inúmeras variáveis contribuem para sua permanência e êxito, como por exemplo ter uma estrutura inclusiva, rede de apoio socioemocional, e práticas pedagógicas inclusivas, todavia ainda há muito a ser feito pela educação profissional e tecnológica inclusiva.