PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS ORGANIZADAS NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Auteurs-es

  • Cilene Machado Parabôa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul Rio-grandense
  • Renata Porcher Scherer

Mots-clés :

Práticas pedagógicas; Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Inclusão;

Résumé

Este artigo apresenta resultados parciais de uma dissertação de mestrado em andamento sobre a temática das práticas pedagógicas inclusivas na Educação Profissional e Tecnológica. O presente estudo assume como objetivo descrever como a temática das práticas pedagógicas inclusivas organizadas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica estão sendo descritas na literatura acadêmica brasileira, tendo como procedimento metodológico a revisão da literatura. Para obtenção dos resultados parciais realizou-se uma análise qualitativa de pesquisas acadêmicos-cientificas produzidas sobre o tema. As pesquisas analisadas apontam que não é somente o acesso ao ensino profissionalizante que garante ao estudante Público-alvo da Educação Especial o seu ingresso no mundo do trabalho, ao longo do processo formativo inúmeras variáveis contribuem para sua permanência e êxito, como por exemplo ter uma estrutura inclusiva, rede de apoio socioemocional, e práticas pedagógicas inclusivas, todavia ainda há muito a ser feito pela educação profissional e tecnológica inclusiva.

 

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Publié-e

2022-11-22