O ENSINO DE PALEONTOLOGIA NA BNCC E SUA PRESCENÇA EM LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2020
Mots-clés :
Educação brasileira., Fósseis., Geologia.Résumé
A discussão envolvendo a Paleontologia é um assunto de grande importância para o Ensino de Ciências, posto que fornece informações quanto ao processo evolutivo das espécies e da Terra. Deste modo, a pesquisa buscou analisar um importante documento curricular brasileiro, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em relação às recomendações referentes ao Ensino de Paleontologia para, em seguida, voltar o olhar a uma coleção de Livros Didáticos do PNLD 2020. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou para o estudo a análise documental. Analisando a BNCC, no que se refere ao Ensino de Paleontologia, é possível destacar que o ensino dessa temática ainda está aquém do desejado, e por consequência o LD também aborda a temática de forma insuficiente, impossibilitando uma discussão mais apurada do assunto. Os resultados indicam que, a despeito da pouca valorização da temática no documento oficial e no LD, o Ensino da Paleontologia de suma importância para o entendimento da evolução biológica, além de que, se tiver pouca relevância no ensino de Ciências, irá dificultar o interesse dos estudantes por essa importante área de estudo que é a Paleontologia.