UM PANORAMA DO CONCEITO FOTOSSÍNTESE NO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA

Auteurs-es

Mots-clés :

ensino, aprendizagem, estratégia, formação de professores, Educação Básica

Résumé

A preocupação com o ensino e a aprendizagem nas Ciências da Natureza é recorrente, especialmente, de conceitos abstratos. Neste trabalho realizamos a busca por publicações no Encontro Nacional de Ensino de Biologia que tratam do conceito fotossíntese, para conhecer o que mostram as pesquisas publicadas no Enebio sobre o ensino e a aprendizagem desse conceito na Educação Básica. Foram selecionados 10 trabalhos que compõem o corpus de análise desta pesquisa, analisados por meio da Análise Textual Discursiva. As 45 unidades de significado identificadas nos trabalhos foram organizadas na categoria emergente Ensinar e aprender fotossíntese com estratégias diversificadas. Nela são propostas estratégias que podem auxiliar o ensino e a aprendizagem do conceito fotossíntese, tais como jogos didáticos, experimentação, dentre outras, bem como o próprio livro didático, que, aliados, podem auxiliar no planejamento e na construção de materiais ou recursos para o ensino que serão mediados pelo professor.

Biographie de l'auteur-e

Sandra Maria Wirzbicki, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente é Professora Adjunta da área de Ensino de Biologia no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza, com atuação nos estágios curriculares supervisionados, metodologia e práticas de Ensino. Atua na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Estágios, Conteúdos Estruturantes, Metodologia no Ensino de Ciências/Biologia, Avaliação, Livro Didático. Integrante do grupo de pesquisa - Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências Naturais (GPECieN) grupo consolidado junto ao Diretório de Grupos do CNPq. Atua como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFFS - Campus Cerro Largo.

Téléchargements

Publié-e

2022-11-22