EDUCAÇÃO BRASILEIRA E SEU CONTEXTO HISTÓRICO: UMA REFLEXÃO NO OLHAR SOCIAL E ECONÔMICO DO SISTEMA EDUCACIONAL

Autores/as

  • Arlênisa Nunes Fröhlich
  • Aryjane Millena Coelho Costa
  • Michelly Matos Araújo

Resumen

O estudo desse artigo tem como objetivo explanar sobre a história da educação brasileira entre os séculos XX e XXI, marco da transformação educacional no país, através de autores que apresentam acertos, equívocos, avanços e retrocessos sendo as questões socioeconômicas e políticas, papéis importantes da garantia e efetivação da evolução desse processo. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas que envolve o assunto abordado. O presente artigo está dividido em cinco seções, inicialmente uma breve introdução sobre o tema, seguido do relato sobre a história da educação brasileira, no cenário da década de 80. A seção três, discorre sobre a educação brasileira no cenário político e econômico. Na seção quatro, far-se-á uma reflexão da educação brasileira em um cenário atual que visa uma modificação social, por meio da transformação de concepções, baseada em evidências, finalizando com as considerações finais.

Publicado

2022-11-22