A proteção da família em tempos de Escola sem Partido e ensino domiciliar: uma leitura do contexto neoliberal conservador
Palabras clave:
Governamentalidade Neoliberal. Proteção da Família. Ensino Domiciliar. Escola sem Partido.Resumen
Este trabalho apresenta resultados de pesquisa em Doutorado em Educação em que se problematiza o governo da família no atual contexto neoliberal de face conservadora no Brasil, tomando-se como objeto de análise o cenário educacional. As lentes teórico-metodológicas que guiam esta pesquisa têm o aporte dos Estudos Foucaultianos, sendo mobilizado para a problematização o conceito de ‘governamentalidade’. A partir de uma abordagem de cunho qualitativo, a tese levantada é a de que a defesa do programa Escola sem Partido e da modalidade de ensino domiciliar apontam para a circulação de um discurso de ‘proteção’ da instituição familiar em relação às interferências do Estado e às ameaças à moralidade. Tal discurso, que pode ser analisado a partir do ‘fortalecimento dos vínculos familiares’ e da consequente proteção da ‘ordem’ e dos ‘valores’ instaurados pela governamentalidade neoliberal em sua atual conjuntura de recrudescimento de seu ‘núcleo moral’, retoma a relevância que a família tradicional teve para a organização da sociedade brasileira desde o período colonial.