O Conhecimento do Professor e os Saberes para Ensinar Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumen
Este texto tem o intuito de discutir aspectos relacionados à constituição e à mobilização dos conhecimentos necessários para que o professor dos anos iniciais do ensino fundamental possa ensinar e saber como ensinar Matemática. As discussões e apontamentos obtidos nas leituras e discussões de artigos e livros, numa disciplina de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, bem como estudos sobre a formação de professores e o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, caracteriza este estudo teórico, fundamentado em Fiorentini, Souza Jr e Melo (1998), Grossman, Wilson e Shulman (2005), Leontiev (2004), Nacarato (2021), Nacarato, Mengali e Passos (2011), Shulman (2005) e Tardif (2014). Conclui-se que é possível verificar que tão importante quanto mobilizar conhecimentos e saberes, os professores que atuam nos anos iniciais devem ter consciência da importância desta fase para o desenvolvimento da criança e a relevância que a escola tem neste contexto.