O ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRESSÕES: Um relato de experiência sob a perspectiva da análise de erros

Autores/as

  • Djéssi Carolina Krauspenhar Reffatti Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR)
  • Geovana Cristina Teschiedel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Lucilaine Goin Abitante

Resumen

O presente trabalho relata a experiência vivenciada na disciplina de Prática de Ensino VII do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha-Campus Santa Rosa. A prática teve por objetivo inserir o acadêmico em uma experiência de formação prática trabalhando conteúdos matemáticos sob a perspectiva da educação ambiental e a aprendizagem pela análise de erros. O desenvolvimento foi realizado com uma turma do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Básica Albino Fantin envolvendo os conteúdos de progressão aritmética e progressão geométrica. As metodologias utilizadas foram expositiva e dialogada, estudo dirigido e a análise de erros. O objetivo do planejamento foi trazer a matemática para uma nova perspectiva, desenvolvendo conteúdos já vistos anteriormente através de uma atividade que envolvesse os alunos, buscando facilitar o entendimento dos conceitos pela manipulação de materiais concretos.

Publicado

2022-11-22