REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E A ORGANIZAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NO BRASIL

Autores/as

  • Juliana Carla Girotto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim
  • Cristiana Paula Girotto Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim
  • Marlova Elizabete Balke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Erechim

Palabras clave:

Educação. Educação Profissional e Tecnológica. Políticas Públicas. Institutos Federais.

Resumen

Este ensaio tem o propósito de realizar uma breve reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica considerando historicamente as pressões para manutenção de uma estrutura social definida pelas políticas neoliberais. Neste sentido, por meio de uma revisão bibliográfica, abordamos alguns aspectos da Educação Profissional no Brasil, bem como sua reorganização a partir da constituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e dos Institutos Federais como espaços que buscam ressignificar e democratizar o conhecimento científico. Apresentando uma ação educativa verticalizada, os Institutos Federais evidenciam em sua missão a articulação entre ensino, pesquisa e extensão como princípio educativo, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social em seus locais de atuação. Propomos ainda, uma reflexão sobre a Educação Profissional e Tecnológica como indutora da formação integral de sujeitos capazes de refletir criticamente o mundo em que vivem, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana.

Publicado

2022-11-22