IMPACTOS DA POLÍTICA DE RESERVA DE VAGAS PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS DE UMA ESCOLA VINCULADA À UFSM
Palabras clave:
Educação Profissional e Tecnológica. Inclusão. Reserva de vagasResumen
Esta pesquisa foi construída a partir dos estudos realizados no Transformação - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O lócus de pesquisa foi o Colégio Politécnico, que é uma escola de Educação Profissional e Tecnológica vinculada à UFSM. Selecionou-se a abordagem quanti-qualitativa e definiu-se o seguinte objetivo geral: quais os impactos, nos cursos do Colégio Politécnico, da política de reserva de vagas para pessoa com deficiência (PcD) na Rede Federal de Ensino, considerando as vagas ofertadas nos processos seletivos de 2019 a 2021. Observou-se que essa política impactou na quantidade de vagas reservadas para cotistas, em cada curso técnico e tecnológico, e no trabalho dos sujeitos do colégio. No contexto analisado, os cursos ofertam vagas para PcD. Além disso, é evidente o papel da instituição pesquisada no movimento de inclusão desses sujeitos.