A IMPORTÂNCIA DAS EPISTEMOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA

Autores/as

  • Josiane dos Santos Aguera Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • João Fernando Christofoletti Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Palabras clave:

Ciência. Epistemologia. Natureza da ciência.

Resumen

O presente trabalho tem como temática as visões deformadas da ciência. Essa pesquisa é de caráter bibliográfico, para análise e discussão dos textos faremos a análise de conteúdo. Nosso principal objetivo é apresentar e discutir as tais visões deformadas da ciência e da tecnologia apresentas no trabalho de Gil-Pérez e colaboradores (2001), visões essas que são comumente transmitidas pelo próprio processo de ensino, nossa discussão se dará à luz das teorias (ou filosofias) de ciência de Karl Popper e Thomas Kuhn, isso pois, consideramos que as concepções de ciência dos professores influenciam diretamente no processo de ensino. Como principal resultado da pesquisa, concordamos com Gil-Pérez e seus colaboradores (2001) que para o melhoramento da educação científica é importante compreender se a imagem da natureza da ciência, que nós professores temos e transmitimos aos nossos alunos, é adequada ao propósito do ensino.

Publicado

2022-11-22