Formação Humana Integral nas políticas de assistência estudantil dos Institutos Federais de Educação: análise a partir do Ensino Médio Integrado
Palabras clave:
Ensino Médio Integrado, Formação Humana Integral, Institutos Federais, Política de Assistência EstudantilResumen
Esta pesquisa tem a centralidade na Formação Humana Integral enquanto um dos princípios do Ensino Médio Integrado e nas Políticas de Assistência Estudantil que são destinadas a estudantes em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, a problemática tratou de questionar se os documentos que regulamentam as Políticas de Assistência Estudantil nos Institutos Federais de Educação revelam ou não coerência com a Formação Humana Integral. A pesquisa teve por objetivo analisar se as Políticas de Assistência Estudantil atendem aos princípios do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais. Trata-se de pesquisa qualitativa que adotou como procedimento analítico a Análise Textual Discursiva, numa perspectiva de abordagem dialética. Constatou-se que a Formação Humana Integral está presente nos documentos institucionais, especialmente nas diretrizes e princípios e são expressas em ações e projetos voltados à interdisciplinaridade, à participação estudantil e cidadania e à inclusão e diversidade.