TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO DENTRO DO CONTEXTO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Authors

  • Ricardo Antônio Rodrigues Instituto Federal Farroupilha
  • Carine Fraga Sisti Instituto Federal Farroupilha
  • Viviani Aparecida Sasso Saraiva Instituto Federal Farroupilha

Keywords:

Educação Brasileira., Currículo Integrado., Trabalho como Princípio Educativo.

Abstract

O presente artigo trata dos desafios enfrentados pela educação brasileira, a qual foi calcada na dualidade do ensino, onde o trabalho não é visto como um princípio educativo, mas sim um princípio para suprir uma demanda do mundo do trabalho. Em um primeiro momento falaremos sobre a história da educação brasileira, contextualizando que os projetos e políticas públicas criadas para educação, sempre visam suprir uma demanda do capital. Em um segundo momento falaremos do trabalho como princípio educativo, na perspectiva da formação de autonomia. E como considerações finais, abordaremos a criação da Rede Federal que traz a concepção do Currículo Integrado, relacionando este com o novo Ensino Médio que foi implantado recentemente no Brasil. Objetiva-se contextualizar a educação brasileira, partindo do pressuposto da dualidade do ensino presente até os dias atuais. Para a realização da  pesquisa utilizamos o método dialético. Através de nossas reflexões consideramos que a dualidade do ensino ainda se faz presente em nossa educação.

Published

2022-11-22