FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE

Autor/innen

  • Eduarda Signori da Silva UNIJUI
  • Vidica Bianchi
  • Eva Teresinha de Oliveira Boff

Schlagworte:

Currículo. Educação Básica. Formação de Professores.

Abstract

A formação de professores precisa estar articulada ao currículo para que viabilize possibilidades para enfrentar os desafios na contemporaneidade. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar as possibilidades que já se apresentam em pesquisas publicadas acerca do currículo e da formação docente no contexto da sociedade contemporânea e contribuir a luz de teóricos com essa temática. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi desenvolvida por meio de revisão integrativa numa busca no Portal de Periódicos da Capes. Foram estudados de forma mais detalhada seis artigos, dos quais emergiram aspectos em comum e alguns controversos, fundamentados em Silva (2021), Sacristán (2013), Freire (1996), Imbernón (2002), Morgado (2005), e Tardif (2005). Concluiu-se que a formação de professores necessita dialogar com a teoria do currículo a fim de garantir a qualidade da educação em um contexto de sociedade que inclui multiculturas.

Veröffentlicht

2022-11-22