ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: reflexões a partir da observação de aulas de biologia no ensino médio

Autores

  • Gustavo Zache INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA - CAMPUS SANTO AUGUSTO
  • Beatris Gatterman
  • Clarinês Hames

Palavras-chave:

Constituição docente. Formação inicial de professores. Licenciatura em Ciências Biológicas. Professor pesquisador.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de compartilhar as vivências e reflexões realizadas acerca da observação das aulas de biologia no ensino médio, no Estágio Curricular Supervisionado III, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Campus Santo Augusto. O estágio foi realizado no 1º ano do ensino médio de uma escola pública, ao longo do 1º semestre de 2022. As questões observadas foram sendo registradas em um diário de formação, que possibilitou a coleta de dados e a análise das situações vivenciadas. Para a análise, propõe-se um diálogo com autores que ajudam a pensar a temática dos estágios na formação inicial de professores, entre eles, Carvalho (2017), Pimenta e Lima (2011), Freire (1993), Nóvoa (2017). A partir das análises e reflexões, é possível inferir que o estágio de observação é uma atividade que possibilita o professor em formação inserir-se no ambiente da escola, aprender a atividade docente com as interações que ocorrem na turma observada, fazendo uma leitura mais apurada da prática pedagógica, do espaço da sala de aula e do contexto da escola. Para além disso, as vivências experienciadas no estágio de observação, contribuem significativamente na formação de um professor crítico e reflexivo, capaz de pesquisar sua própria prática.

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Publicado

2022-11-29