POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS GOVERNOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE DE CINCO DÉCADAS
Schlagworte:
EDUCAÇÃO PROFISSIOSNAL; GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL; POLÍTICA EDUCACIONAL; REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃOAbstract
RESUMO
O estudo tem como objetivo analisar as propostas e as ações dos governos do Estado do Rio Grande do Sul, para a Educação Profissional, no período compreendido entre os anos de 1971 a 2021. Utilizou-se da Pesquisa Documental em documentos denominados Plano de Governo e Mensagem à Assembleia Legislativa, ambos obrigatórios a todos os governos estudados. A problematização da pesquisa é de como se configuram as propostas e ações dos governos do Estado do Rio Grande do Sul para Educação Profissional, no período compreendido entre os anos de 1971 a 2021? A investigação contou com os objetivos específicos: historicizar a política de EPT no Brasil e no RS; contextualizar as propostas e as ações do governo do Estado no que se refere à Educação Profissional no RS, no período de 1971 a 2021 e, por fim, compreender como se constituiu a política educacional e a oferta de Educação Profissional no período pesquisado. Conclui-se que a Educação Profissional foi ofertada na Rede Estadual de Ensino nos Governos de Euclides Triches (1971) a Eduardo Leite (2021), seja em forma de projetos e ou de programas, com recursos de verbas federais ou do Tesouro do Estado. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, foi referência nos últimos 50 anos de governo como oferta da Educação Profissional. Não se localizou, nos documentos estudados, uma política própria para a Educação Profissional. Portanto, comprovou-se que a EP na Rede Estadual ora tem propostas nos planos de governo, ora aparecem dados de crescimento nas mensagens, ou seja, é uma política constante, contraditória e ligada às propostas e concepções dos partidos políticos; que avança ou apenas está lá sendo ofertada e seguindo a política dos governos federais.