RODAS DE FORMAÇÃO SOBRE A BNCC DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Compreensões e avaliações dos professores da rede municipal de São Borja – RS

Autores

  • Tania Maria Pinheiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
  • Patrícia Moura Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Palavras-chave:

BNCC. Educação Infantil. Formação Docente.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as compreensões e avaliações das professoras da Pré-Escola, atuantes na rede municipal de São Borja – RS em relação à Base Nacional Comum Curricular - BNCC: Educação Infantil. Em um momento de diagnóstico, foram analisadas as respostas a um questionário elaborado e realizado com as docentes, observando suas opiniões sobre o cumprimento do que está proposto nesse documento orientador. Como metodologia, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, a fim de destacar as especificidades e singularidades dos indivíduos e do campo de estudo e a análise dos dados produzidos foi através da Análise Textual Discursiva - ATD. A pesquisa também se caracteriza como uma intervenção, com a realização de Rodas de Formação sobre o tema, para investigar quais são as compreensões e as avaliações das professoras. Pôde-se concluir que a proposta desta pesquisa teve resultados positivos, ampliando o conhecimento dos professores e voltados para a compreensão da vida das crianças com bases nos diferentes campos de experiências que podem ser vivenciados por elas.

Biografia do Autor

Patrícia Moura, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Educação, Professora Orientadora do Curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão

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Publicado

2022-11-22