REPRESENTAÇÕES INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO: Desafios para a promoção da educação intercultural

Autores

  • Ceres Daiane Gavioli Ramos dos Santos Faculdade Carajás
  • Fabiane da Silva Prestes Unijui
  • Sara Brigida Farias Ferreira

Resumo

Ao longo de décadas a invisibilidade do indígena foi reforçada nos livros escolares. Nesse contexto, o presente trabalho busca analisar o livro didático como recurso para promover a educação intercultural e a inserção da temática indígena em âmbito escolar. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de cunho teórico. Assim, a partir da reflexão sobre as representações dos indígenas nos livros didáticos, entendemos que a reprodução da história desprovida de preconceitos e ideias malformadas deve ser o objetivo de uma nação que busca democracia e respeito aos direitos humanos e que tem no livro didático ferramenta básica para essa transformação.

 Palavras-chave: História. Currículo. Ensino. Diversidade. Interculturalidade.

Biografia do Autor

Fabiane da Silva Prestes, Unijui

Doutora em Ciências Ambientais pela UNIVATES em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ.

Sara Brigida Farias Ferreira

Mestra em Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional na Amazônia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

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Publicado

2022-11-22