O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

Palavras-chave:

Formação colaborativa, Teoria e prática., Diálogo Formativo, Reflexão

Resumo

O presente trabalho versa sobre o processo de formação de professores, tendo como problemática como o Programa Residência Pedagógica vem contribuindo para o desenvolvimento da identidade docente dos professores de Ciências? Nesse viés, o objetivo foi investigar as possíveis contribuições do programa na e para a constituição da identidade docente do professor de Ciências. Como encaminhamento metodológico deu-se por uma pesquisa qualitativa, na qual investigamos os trabalhos publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, tendo como recorte temporal as duas últimas edições (2019 e 2021), os trabalhos selecionados foram analisados na perspectiva da análise temática de conteúdo. A partir da análise foi possível destacar as contribuições do Programa Residência Pedagógica na e para a constituição da identidade docente, tendo em vista que o programa vem atuando como uma “ponte” entre a teoria e a prática.

Biografia do Autor

Tailine Penedo Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências- PPGEC, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS. Bolsista Institucional.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

 Doutora em Educação nas Ciências. Docente do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS.

Downloads

Publicado

2022-11-22