O ENSINO DE HISTÓRIA: reflexões a partir da BNCC

Autores

  • Carla Maria Leidemer Bruxel Unijuí
  • Marciele Dias Santos Cabeleira Unijuí
  • Ana Paula Rannov dos Santos Unijuí
  • Jéssica Puhl Dalberto Borghetti Unijuí
  • Vidica Bianchi Unijuí

Palavras-chave:

Atitude histórica. Conhecimento. Consciência histórica. Estudantes. Professor.

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre o ensino de história a partir da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que orienta as práticas pedagógicas na Educação Básica. Assim, o objetivo é refletir sobre o ensino de história e sua contribuição na formação da consciência histórica como forma de compreensão dos acontecimentos do passado e suas relações com o presente. Usou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, a partir de busca de publicações sobre a temática no portal de Periódicos da Capes. Os dados apontam que o ensino de história necessita contemplar o estudo das fontes históricas, bem como possibilitar o desenvolvimento de uma atitude histórica, a qual pode contribuir no combate da narrativa de uma história única a partir de reflexões sobre a própria realidade. 

Biografia do Autor

Carla Maria Leidemer Bruxel, Unijuí

Mestranda em Educação nas Ciências (Unijuí), professora da Educação Básica.

Marciele Dias Santos Cabeleira , Unijuí

Doutoranda em Educação nas Ciências (Unijuí), professora na Educação Básica.

Ana Paula Rannov dos Santos, Unijuí

Mestranda em Educação nas Ciências (Unijuí), professora da Educação Básica.

Jéssica Puhl Dalberto Borghetti, Unijuí

Mestranda em Educação nas Ciências (Unijuí), professora da Educação Básica.

Vidica Bianchi, Unijuí

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (Unijuí).

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Publicado

2022-11-22