FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO – RME/ RONDONÓPOLIS/MT: Política Pública de Formação Consolidada

Autores

  • Cristiane Rodrigues Thiel Silva Universidade Federal de Rondonópolis
  • Ana Lúcia Almeida Lopes Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Frederico Westphalen
  • Lizandra Karine Mota Universidade Federal de Rondonópolis, UFR/ Mato Grosso,
  • Marcos Antônio Ribas de Neira
  • Marta Regina Ferreira De Morais Universidade Federal de Rondonópolis, UFR/ Mato Grosso, Brasil.

Palavras-chave:

Políticas Públicas de formação., Formação continuada., Identidade profissional docente.

Resumo

Este estudo, de cunho bibliográfico e documental, objetiva discutir a importância da Política de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino (RME) de Rondonópolis, Mato Grosso, na construção da identidade profissional docente. A proposta de formação está fundamentada na tríade Política Nacional, Formação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e a Formação Centrada na Escola. Cada unidade escolar deve possuir o seu projeto de formação continuada, de modo a atender as necessidades formativas dos docentes. Foi consultado o documento Políticas de Formação Continuada – SEMED (RONDONÓPOLIS, 2016). Ademais, apoiou-se em: Gimeno-Sacristán (1993), Nóvoa (1992, 1997), Libâneo (2001, 2004), Marcelo Garcia (2010), Pimenta (2012), Gatti (2019), dentre outros. O estudo apontou que a formação em contexto acena para o ressignificar da prática docente, oportuniza construir a cultura do diálogo e da articulação entre os pares, possibilita a aquisição de conhecimentos e saberes que contribuem para a construção da identidade profissional docente.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Almeida Lopes, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Frederico Westphalen

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Frederico Westphalen - PPGEdu/URI.

Lizandra Karine Mota, Universidade Federal de Rondonópolis, UFR/ Mato Grosso,

Mestranda do curso Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de Rondonópolis, UFR/ Mato Grosso,

Marcos Antônio Ribas de Neira

Graduado em Letra pela Universidade Federal de Mato Grosso, professor interino da Secretaria de Estado do Mato Grosso, Brasil.

Marta Regina Ferreira De Morais, Universidade Federal de Rondonópolis, UFR/ Mato Grosso, Brasil.

Mestranda do curso Mestrado em Educação, pela Universidade Federal de Rondonópolis, UFR/ Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-22