A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Palavras-chave:
Autismo, Criança, Inclusão Escolar, TEAResumo
O autista não deve ser compreendido como alguém que não consegue aprender, mas sim, como uma pessoa que tem formas diferentes para alcançar este aprendizado. Dentre as características do transtorno, pode-se citar: os prejuízos nas interações sociais, deficiências na comunicação verbal e não-verbal e a limitação das atividades e dos interesses. O objetivo do presente trabalho é compreender como a inclusão escolar de uma criança autista pode auxiliá-la para um convívio social sem discriminações. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi uma revisão de literatura. Foram utilizados artigos científicos encontrados em bancos de dados como: SciELO, ERIC, Educ@ e Periódicos Portal Capes. Foram selecionados os trabalhos científicos apropriados ao tema, disponibilizados na língua portuguesa entre os anos de 2002 a 2022. Incluir não é só depositar a criança em uma sala de aula comum, é encontrar meios para que essa criança aprenda, se integre, se socialize. A inclusão da criança autista deve estar muito além da sua presença na sala de aula, deve almejar, sobretudo, a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e potencialidades, superando as dificuldades.A inclusão de crianças autistas em classes regulares não pode ser sinônimo de matrícula. Faz-se mister que as políticas públicas busquem como primeiro passo dar prioridade a formação adequada e continuada para os professores. Sem esta ação, nenhuma intervenção pedagógica se fará possível.